Cada EG estabelece um percurso e metas individuais correspondente ao seu compromisso de trabalho ao longo de dois anos, para proporcionar aos participantes uma maior motivação para manterem um ritmo de trabalho eficiente e chegarem a resultados eficazes com regularidade.
Às EG cabe igualmente a proposta de temas para discussão, o estabelecimento de um plano de trabalhos e a definição de uma equipa responsável pelo desenvolvimento dos mesmos. As EG apresentarão os seus resultados, no âmbito do tema em discussão e do seu plano de trabalhos, e farão a sua autoavaliação ao longo do projeto.
As EG usufruem de apoio coletivo e dos benefícios do estabelecimento de uma rede de contatos com o LNEC e com outras EG, num processo comum e simultâneo, com dificuldades e desafios semelhantes, que conduz a uma eficaz partilha de soluções. Poderão ser convidadas a participar outras entidades parceiras do LNEC, em iniciativas anteriores.
Cabe às EG designar um gestor de equipa (3 a 5 elementos) que liderará o processo no seio da EG, que garantirá a transmissão e disseminação dos resultados na organização e que será o contacto preferencial da EG na Rede de Partilha.