Rede de Partilha

A Rede de Partilha da Iniciativa Água e Energia na Cidade é um projeto colaborativo, na qual as entidades participantes partilham desafios e resultados, discutem temas do seu interesse e por si propostos, realizando elas próprias o trabalho mediante metas individuais, com a coordenação do LNEC.

A iniciativa destina-se a entidades gestoras já capacitadas no âmbito de anteriores edições de iniciativas colaborativas do LNEC, com equipas formadas e com planos resolvidos de gestão patrimonial de infraestruturas (GPI), de gestão de perdas de água e energia (GPAE) e controlo de afluências indevidas (CAI).

Benefícios

Formato da parceria

LNEC

O LNEC gera a rede de partilha, organiza o calendário da rede, recolhe e divulga as propostas de temas efetuadas pelos participantes, promove um fórum online de discussão e organiza e dinamiza reuniões.

EG

Cada EG estabelece um percurso e metas individuais correspondente ao seu compromisso de trabalho ao longo de dois anos, para proporcionar aos participantes uma maior motivação para manterem um ritmo de trabalho eficiente e chegarem a resultados eficazes com regularidade.

Às EG cabe igualmente a proposta de temas para discussão, o estabelecimento de um plano de trabalhos e a definição de uma equipa responsável pelo desenvolvimento dos mesmos. As EG apresentarão os seus resultados, no âmbito do tema em discussão e do seu plano de trabalhos, e farão a sua autoavaliação ao longo do projeto.

As EG usufruem de apoio coletivo e dos benefícios do estabelecimento de uma rede de contatos com o LNEC e com outras EG, num processo comum e simultâneo, com dificuldades e desafios semelhantes, que conduz a uma eficaz partilha de soluções. Poderão ser convidadas a participar outras entidades parceiras do LNEC, em iniciativas anteriores.

Cabe às EG designar um gestor de equipa (3 a 5 elementos) que liderará o processo no seio da EG, que garantirá a transmissão e disseminação dos resultados na organização e que será o contacto preferencial da EG na Rede de Partilha.

Planeamento

A Rede de Partilha é estruturada em 3 fases, anualmente. Em cada fase, tem lugar um webinar e uma reunião plenária. Na segunda fase, a reunião tem o formato de workshop.

Reuniões plenárias – desenvolvimento de temas selecionados por proposta das EG. Em cada reunião estabelecem-se os objetivos para as reuniões seguintes e as EG programam os trabalhos para o período entre reuniões. Poderá haver a interesse na participação de convidados externos.

Workshop – discussão de casos e problemas concretos, prevendo-se a partilha de resultados por parte das EG, a autoavaliação do cumprimento das metas estabelecidas e o debate e análise de resultados alcançados.

Entre reuniões – webinars para a preparação das reuniões seguintes e definição de conteúdos; por proposta das EG ou LNEC, poderá haver momentos de formação. Discussão em fórum online de temas por proposta das EG.