SEREA 2019, 15 a 17 de julho de 2019, Lisboa

O Instituto Superior Técnico divulga a XVI edição do Seminário Ibero-americano sobre Sistemas de Abastecimento e Drenagem (SEREA 2019) que se realizará de 15 a 17 de julho de 2019, em Lisboa, Portugal.

O SEREA é um espaço consolidado de partilha de conhecimento e de experiências entre a comunidade Ibero-americana de investigadores e técnicos na área dos sistemas de abastecimento e de drenagem.

A programação do seminário inclui palestras por convite, sessões técnicas e ações de formação, incidindo nos principais desafios da atualidade enfrentados pelas entidades gestoras de sistemas de abastecimento e de drenagem, tais como a adaptação às alterações climáticas, a eficiência hídrica e a energética e os sistemas inteligentes, entre outros.

A recepção de resumos de comunicações está aberta até 15 de janeiro de 2019.

Para mais informações consulte o site da conferência em www.serea2019.pt ou contacte a organização através do email serea2019@tecnico.ulisboa.pt.

Grupo de Trabalho “Integração de planos”

O grupo de trabalho analisou a problemática da integração de vários planos (de GPI, Gestão de perdas e Controlo de Afluências Indevidas) que possam existir na entidades e colocou a debate diversas questões, como qual a abordagem mais consensual para a  interligação de planos na mesma entidade, a que nível efetuar essa interligação, quais os pontos de convergência a procurar e, se essa agregação for efetuada em torno do plano de GPI, qual será o resultado expectável (em termos de vantagens e inconvenientes). O debate suscitou questões que serão aprofundadas em desenvolvimentos futuros.

Grupo de Trabalho “Monitorização de indicadores”

O grupo de trabalho apresentou um template desenvolvido por uma das entidades participantes para facilitar a monitorização do plano de GPI, tendo efetuado uma simulação do preenchimento. Foram apresentadas sugestões de melhoria e identificados como futuros desenvolvimentos a produção de relatório automático integrando o sistema de avaliação com Objetivos/Critérios/Métricas, quer para o plano de GPI, quer para o de Gestão de Perdas e o de Controlo de Afluências Indevidas e o desenvolvimento de outro template para a monitorização da implementação das táticas.

Grupo de Trabalho “Plano de gestão de perdas de água e gestão de parque de contadores”

O grupo de trabalho apresentou os desenvolvimento de uma das entidades relativamente à “Gestão do parque de contadores”. A Rede de Partilha efectuou diversas sugestões de continuidade do trabalho no que respeita ações concretas quanto a substituição de contadores, análise de consumos faturados, monitorização da evolução do erro global do parque de contadores e seleção, ensaio e análise dos hidrogramas de uma amostra de contadores.

Relativamente aos desenvolvimentos quanto à “Monitorização do plano de gestão de perdas de água”, a Rede de Partilha efetuou diversas sugestões de atuação no caso de o sistema de avaliação de desempenho não permitir distinguir as áreas de análise.

Reunião de fim de ano da Rede de Partilha

Ocorreu no passado dia 5 de dezembro a 3ª reunião plenária da Rede de Partilha. Nesta reunião as entidades participantes e o LNEC efetuaram uma síntese do trabalho desenvolvido em 2018, tendo sido dado particular destaque às sinergias potenciadas pela iCITAGE. Decidiu-se reforçar a atividade dos grupos de trabalho, dinamizar as partilhas online e manter o acompanhamento por parte do LNEC das metas individuais de cada entidade, nos seus processos de Gestão Patrimonial de Infraestruturas, Gestão de Perdas e Controlo de Afluências Indevidas