Webinar IWA – “From vision to action: how water utilities are building climate resilience (Part 2)”

A IWA vai apresentar um webinar esta quinta feira: “From vision to action: how water utilities are building climate resilience (Part 2)”.

Este webinar demonstrará, através de casos práticos da Europa e da África, o modo como as empresas de serviços de água estão a responder aos impactos das alterações climáticas para garantir o fornecimento seguro de água. Isso pode ocorrer por meio de várias abordagens, incluindo mecanismos de gestão de riscos (como os Planos de Segurança da Água – já tiveram um webinar anterior), que podem direcionar as empresas para a implementação de estratégias como a proteção e a diversificação de origens de água ou o uso de sistemas de alerta.

Vai ser dia 28/Março, às 9h de Lisboa, com duração prevista de 60 minutos.

Pode-se inscrever através deste link (não é preciso ser membro da IWA):

http://iwa-network.org/learn/from-vision-to-action-how-water-utilities-are-building-climate-resilience-part-2/

2019 – Reunião plenária Fase 1

Decorreu hoje, dia 13 de março, a primeira renião plenária da Rede de Partilha de 2019. Nesta reunião, foi dado destaque aos trabalhos a par entre entidades gestoras (EG) e à discussão de problemas propostos pelas EG, identificados no seu percurso individual da Rede de Partilha. No primeiro tópico, discutiu-se a identificação de métricas agregadoras para figurar no sistema de avaliação estratégico. No segundo tópico, discutiu-se o registo da ocorrência de desvios ao plano, as particularidades de um sistema de telemetria, o aumento do impacto da implementação de táticas e a seleção de valores de referência para métricas específicas. Houve também lugar para o debate das atividades de cada um dos grupos de trabalho, nomeadamente: o dimensionamento e o critério de seleção de contadores; a disseminação de um template para monitorização dos planos; a identificação de dados base para integração de ativos verticais nos planos; e o alinhamento dos planos de gestão patrimonial de infraestruturas, gestão de perdas e controlo de afluências indevidas.