O grupo de trabalho C da iCitage.net dinamizou, na reunião de dia 20 de junho de 2018, uma sessão relativa à integração dos ativos verticais nos planos de Gestão Patrimonial de Infraestruturas.
Nessa sessão foi debatida a importância do estabelecimento de métricas para poder comparar os diferentes ativos, no que respeita à sua importância para o serviço prestado, tendo em conta análise do risco, bem como a condição estrutural e o peso económico destes ativos.
Foram identificados os ativos que podem ser considerados ativos verticais, destacando-se os reservatórios, ETA, ETAR, estações elevatórias, captações, bacias de retenção, entre outros. Foram discutidas as particularidades de cada tipo de ativo, nomeadamente as que se constituem como uma dificuldade à integração nos planos existentes, e as que permitem contribuir para a definição do nível de criticidade para o serviço. Foi identificada a informação que as EG já dispõem, para cada tipo de ativo, e que pode constituir informação de base para o cálculo de métricas
Considerou-se que o grupo de trabalho deveria progredir no sentido de estabelecer métricas que permitam avaliar estes ativos de maneira semelhante, independentemente de sua natureza.