Sessão de trabalho – Sistemas de informação

Os sistemas de informação computadorizados e automatizados introduzem nas entidades gestoras (EG) capacidade, velocidade, organização, facilidade e universalidade de acesso e fiabilidade de dados e informação. No âmbito do 2º workshop do iCitAgE (20/6/2018) foi abordada pelo Grupo de Trabalho D – Agregação de planos, EG e sistemas de informação, a questão da interligação dos sistemas de informação nas EG.

Elaborou-se um inquérito online aos participantes do workshop com duas questões: – Quais os sistemas de informação que utiliza? e – Quais os sistemas de informação que não utiliza, mas tem interesse em usar?

Os resultados obtidos demonstram que as EG utilizam já diversos sistemas de informação com especial relevo para o SIG, SCADA, gestão de ordens de trabalho e manutenção. Relativamente aos sistemas de informação mais desejados pelos técnicos dessas entidades, destacam-se os sistemas de gestão da manutenção, gestão de perdas e controlo de afluências indevidas.

A interligação dos sistemas de informação revela-se ainda mais importante porque evita a redundância de dados e informação e permite celeridade na análise de resultados e tomadas de decisão. Desta forma os participantes no fórum responderam a outro inquérito indicando quais os sistemas cuja interligação tem uma mais valia para a sua entidade.

Os resultados demonstram que o SIG é um sistema essencial que se deve interligar com a maioria dos restantes sistemas existentes, assim como a modelação hidráulica dos sistemas de águas e águas residuais. Os sistemas considerados com menos potencial de interligação foram o sistema de gestão de frota e o sistema de compras e aprovisionamento.